quarta-feira , 13 dezembro 2017
bon appetit
Você está aqui: Capa \ Entrevistas \ Palavras do Chef Kiko Faria, do Brigite’s
Palavras do Chef Kiko Faria, do Brigite’s

Palavras do Chef Kiko Faria, do Brigite’s

Reginaldo Gonçalves Faria, mais conhecido como Kiko Faria, bateu um papo com o Sabores Cariocas e contou sobre sua trajetória de sucesso, além das novidades que prepara para o Brigite’s.

Em um clima de total descontração, Kiko, que há dois anos comanda as caçarolas do Brigite’s, nos apresentou o menu executivo da casa e contou um pouquinho da sua trajetória gastronômica. Uma história que passa pelas cozinhas de restaurantes badalados, como Fasano, Fasano Al Mare e Quadrifóglio, casa onde foi sócio e Chef. 

“Eu cheguei ao Brigite’s no momento em que a casa estava passando por reformulação, e nesse processo, fui conhecendo os clientes, fazendo uma adaptação da infraestrutura, assim como a criação de novos pratos e implementação do couvert”, diz o Chef. 

Ao lado de Carolina Gayoso, sócia do Brigite’s, o Chef colocou literalmente a mão na massa e promoveu a reformulação do cardápio da casa, que hoje conta com 36 pratos. 

Mas reformulação à parte, foram mantidos alguns clássicos que não poderiam sair de jeito nenhum do cardápio do Brigite’s, como o spaghetti de pupunha trufado, bem como o atum com batata baroa e as vieiras com aspargos e molho de laranja. 

Engana-se, no entanto, quem pensa que a criatividade surge somente da inspiração. Exige muito trabalho e informação. Kiko lê muito sobre gastronomia, frequenta os mais diversos restaurantes, viaja para conhecer novos sabores, além de ouvir as opiniões dos clientes. 

“O relacionamento com o cliente é uma experiência fantástica, e quando você ganha a confiança do cliente, você também o fideliza. Por isso gosto de circular pelo salão, conversar com as pessoas, escutá-las. Já aconteceu de um cliente sugerir a mudança de um ingrediente e o prato ganhar um toque todo especial”, afirma Kiko. 

Crédito: Rodrigo Azevedo

Crédito: Rodrigo Azevedo

Atento às novas tecnologias, o Chef também está presente nas redes sociais e garante que o instagram é um ótimo influenciador na tomada de decisão por parte dos clientes, a cada dia mais exigentes, afinal, primeiro come-se com os olhos para depois saborear com a boca. 

“As redes sociais são muito importantes para a divulgação da gastronomia, tanto carioca quanto mundial. Certa vez, um cliente viu a foto de um prato que postei no instagram e veio até o restaurante para degustá-lo. Além das curtidas, também ganho muitos comentários nas minhas fotos”. 

Com o sucesso de programas de televisão como o Masterchef Brasil, dentre outros, a gastronomia nunca esteve tão popular no país, com as pessoas em busca de novidades o tempo todo e de sabores diferentes. Para responder a essa demanda, os profissionais de cozinha estão tendo de trabalhar conceitos gastronômicos diferenciados, além de novas receitas, em espaços de tempo cada vez mais curtos. Para isso, uma equipe azeitada é fundamental. 

“Aqui no Brigite’s, eu ensino e preparo os pratos junto com eles e estou aberto a novas sugestões, sempre, principalmente no acréscimo de alguns temperos e técnicas diferentes de execução”. 

Além da técnica, Kiko também acredita muito na vocação que já nasce com cada Chef, que precisa ser aprimorada com muito estudo e dedicação. Dedicação é a chave de boa parte do sucesso. Mesmo nos momentos mais difíceis, Kiko nunca pensou em desistir da profissão. 

“Ser Chef não é fácil, perdemos muitos finais de semana e feriados, muitas vezes ficamos quase doze horas em pé em uma cozinha, mas o resultado final é gratificante”. 

O Chef, que só cozinha em casa em ocasiões especiais, não possui restrições quando o assunto é experimentar sabores. Ele cozinha de tudo e já está preparando maravilhas para o Outono, com sugestões mais apimentadas, caldos, sopas e risotos.  

“Aqui no Rio de Janeiro é muito difícil nos guiarmos nas estações para criarmos um prato, pois não há um inverno de verdade, né? Somos muito mais influenciados pela temperatura do dia para servirmos uma receita especial que agrade o cliente, o que para nós, é o mais importante”, finaliza Kiko. 

Já estamos ansiosos pelas novidades assinadas por Kiko Faria.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top