bon appetit
Você está aqui: Capa \ Entrevistas \ Entrevista com a nutricionista Camila Prata
Entrevista com a nutricionista Camila Prata

Entrevista com a nutricionista Camila Prata

A falta de tempo não é mais desculpa para quem corre o dia inteiro. Acaba de chegar ao Brasil, o fast-food do bem, comida rápida e saborosa para quem tem muitos afazeres. O cardápio criado por Roberto Veloso, consultor de produtos do Verdano Fresh Food tem opções para todos os gostos. O Sabores Cariocas conversou com Camila Prata, coordenadora de operações da rede e conta tudo para você agora

SC– Como você faz para tornar a comida rápida, saudável e ao mesmo tempo atraente para os clientes?

Camila – Desde o início, a nossa preocupação era deixar o mundo saudável delicioso. Após muitos testes, conseguimos desenvolver produtos de qualidade e com muito sabor. O nascimento do Verdano é fruto da união da vasta experiência adquirida pela Mundo Verde, com a customização ideal dos produtos pesquisados nas melhores lojas do Brasil e do Mundo. Nosso objetivo é alcançar a satisfação dos nossos clientes que vem procurando cada vez mais a natureza, o equilíbrio e o prazer associado a rapidez de um fast food.

SC – Como surgiu a ideia de trazer o fast food do bem para o Brasil?

Camila – O Verdano Fresh Food foi uma solicitação dos clientes da rede Mundo Verde, que através de uma pesquisa, informaram que gostariam de ter uma alimentação rápida e saudável fora do lar. Depois desta pesquisa, foram 18 meses de trabalho que envolveu visitas a grandes redes de alimentação saudável nos EUA e Europa e o trabalho de consultores de produto e nutricionistas para chegarmos ao conceito final e ao cardápio do restaurante.

SC – Quais são os benefícios para a saúde?

Camila – A busca por hábitos mais saudáveis está virando tendência em todo mundo e isso engloba uma alimentação equilibrada associada à prática de atividade física regular e a um bom equilíbrio emocional. Entre os benefícios, posso destacar a prevenção de doenças, longevidade, bem estar mental, mais disposição, controle do peso, controle da pressão arterial, entre outros.

SC– Como foi o processo de elaboração do cardápio exclusivo para a Verdano Fresh Food? Você já está preparando novas receitas para o inverno?

Camila – O cardápio oferece itens nutricionalmente balanceados. Ele foi elaborado com combinações saudáveis e de baixas calorias, com matérias-primas integrais, funcionais e orgânicas com produtos que os clientes já compravam nas lojas Mundo Verde e agora podem consumi-los em qualquer lugar. Entre as opções, grãos como a quinua, linhaça e amaranto, ingredientes ricos em fibras para customização de saladas que auxiliam no emagrecimento saudável. Os pães, ciabatta e filone são orgânicos e deixa nossos sanduíches e Bruschettas sem as toxinas provenientes de agrotóxicos, por exemplo, que são apontados como potenciais agentes cancerígenos no organismo. Sim, já preparamos um cardápio com novos produtos que serão lançados agora em julho e agosto.

SC – Os combos montados para Verdano Fresh Food possuem apenas 600 calorias. Como eles são montados? E quais São as opções mais indicadas para quem deseja perder peso?

Camila – Na verdade, o valor calórico pode variar de 420 kcal até 800 kcal, depende do combo e da composição da salada customizada. Eles são montados para fornecer as quantidades necessárias de nutrientes e calorias para uma pessoa em uma grande refeição, mas também temos sugestões que atendem como lanche da tarde, a um praticante de atividade física, como o Combo composto por sanduíche e Smoothie. Para os que desejam perder peso, as opções são as saladas e bruschetta ou sopa e bruschetta, porém o que vai ajudar mesmo são as escolhas feitas para integrar o combo como, por exemplo, uma salada grande com ingredientes pouco calóricos como cenoura, tomate fresco, minas frescal com orégano, abacaxi, champignon, abobrinha e alho poró, com frango como proteína e molho Rose tofu. Além da salada, também se deve ingerir bebidas menos calóricas como o Chá Branco e Verde gelado, sem açúcar ou água de coco. Como acompanhamento, as Bruschettas são as opções menos calóricas que variam de 56 kcal até 88 kcal.

SC – O restaurante oferece sistema personalizado de montagem de saladas. Você auxilia o cliente, caso ele tenha dúvidas sobre como montar o prato?

Camila – Todos os funcionários recebem treinamento de nutrição para orientar os clientes a escolher o melhor prato de acordo com desejam na que desejam naquele momento. Eles explicam os benefícios dos alimentos e as melhores opções para um diabético, um celíaco ou um vegetariano. Além disso, no site, cardápio e nos tags de exposição de tem o valor calórico e classificação no restaurante: sem glúten, rico em fibra, sem lactose, sem açúcar, sem conservante, light e diet, ou somente light.

SC – Você diz que para um adulto, a dieta padrão é de 2.400 calorias/dia. Quais são as sugestões para quem deseja seguir essa dieta?

Camila – Um adulto precisa ingerir em média 2.000 calorias por dia, porém, este valor pode variar de acordo com o grau de atividade física realizada por dia. Para quem quer emagrecer, por exemplo, esse número precisa ser menor. Para uma dieta de 2000 kcal, as principais refeições como almoço e jantar devem ter entre 600 a 700 kcal, isso representa um combo com mini salada, empadano e bebida pequena ou 1 salada grande, uma Bruschetta e uma bebida pequena. Como café da manhã, opções como cake de frutas vermelhas com iogurte ou 1 suco de uva integral. Já no lanche da tarde, Smoothies, bolos naturais ou 1 sanduíche light com Chá gelado.

camila_prata2

SC – Você acha possível que o carioca na correria que vive se adapte a rotina de uma alimentação saudável?

Camila – Sim. A maior dificuldade da população é escolher as melhores opções para cada refeição de acordo com seus objetivos. Quando o cliente tem conhecimento das opções saudáveis para cada refeição do dia, ele não tem dificuldade em seguir esta rotina.

SC – As crianças também podem se alimentar do fast food do bem? Se sim, quais são os pratos indicadas para ela?

Camila – Claro, não só podem como devem. Para as crianças, as opções são os empadanos e sanduíche kids, os de pão ciabatta aquecidos no forno como o Rosbife Deli, o Peru 3 queijos e o Rice Nugget, além dos bolos naturais e o Brownie de chocolate feito com açúcar mascavo. Para beber, as crianças podem optar pelos sucos integrais como o de uva, laranja e limão e também os smoothies batidos de frutas com iogurte.

SC – Quais são os maiores erros alimentares cometidos pelos cariocas? E quais são as indicações para quem quer ter hábitos alimentares mais saudáveis?

Camila – O maior erro alimentar cometido pelos cariocas é a inversão da nova pirâmide alimentar, ou seja, consomem com mais frequência os alimentos refinados, ricos em açúcar, manteiga e carnes vermelhas, ricas em gorduras saturadas. O consumo destes alimentos deve ser esporádico, pois estão associados a um maior risco de síndrome metabólica e obesidade. Já os alimentos que compõem a base da pirâmide alimentar devem ser consumidos em todas as refeições diárias ou pelo menos em até 3 porções, como os cereais integrais, óleos vegetais, verduras, legumes e frutas que são consumidos esporadicamente pela a maioria da população.

SC – As mulheres devem ter uma alimentação diferente dos homens? E para quem faz atividades físicas? Existe uma dieta diferente?

Camila – Sim. O valor energético diário de homens é diferente das mulheres, e outra variável que se leva em consideração é a idade. Existe um cálculo para estipular qual a quantidade de calorias diárias que uma pessoa deve consumir. Para quem pratica atividade física, a primeira preocupação deve ser a quantidade de calorias a serem consumidas todos os dias para manter o desempenho durante os exercícios. Esse público deve ter dietas personalizadas de acordo com suas rotinas diária e de treinos e/ou competições.

SC – Os smoothies substituem o lanche da tarde? O que os cariocas podem comer quando bater aquela fome no meio do dia?

Camila – Sim. Pela manhã, as opções são cake de frutas vermelhas com iogurte ou 1 suco pequeno integral como de uva, laranja e limão. Já no lanche da tarde, Smoothies, bolos naturais ou sanduíche light.

SC – O que é a pirâmide alimentar? E como ela pode influenciar na vida dos cariocas?

Camila – A pirâmide alimentar é uma ferramenta que tem o objetivo de ajudar a entender melhor os conceitos de alimentação saudável, equilibrada, assim como a reeducação alimentar. Com isso, é possível optar por alimentos saudáveis que diminuem o risco de doenças. A nova pirâmide é responsável pela distinção entre tipos benéficos e prejudiciais de gorduras e carboidratos, enaltecendo o consumo de cereais integrais, óleos vegetais e frutas, verduras e legumes orgânicos. Esses alimentos que estão na base da pirâmide devem ser ingeridos em quantidades maiores devido ao bem que fazem a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll To Top